Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Este é meu post de estreia no blog do meu brother Cládio Torcato. Vim dar uma força, já que ultimamente ele anda estudando e escrevendo muito sobre RPG, e pouco sobre board games. E escolhi, no meu post inicial, o jogo O Senhor dos Anéis LCG por dois motivos: foi o jogo que me fez ir na Arcádia e conhecer o universo de board games até então resumido a Catan e Carcassonne, e também, porque foi o último jogo que disputei uma partida (pelo menos era quando eu comecei a escrever o post).
O termo LCG (Living Card Game) foi registrado pela Fantasy Flight Games, e indica jogos de cartas
Exemplo de organização do Senhor dos Anéis LCG
com pacotes de expansões fechados. Ou seja, diferente de jogos de cartas colecionáveis, onde você adquire novas cartas aleatórias, o que cria o efeito de cartas “comuns” e cartas “raras”, nos jogos LCG os pacotes de expansão são sempre com as mesmas cartas para qualquer pessoa. Todos os jogadores terão sempre o mesmo jogo.
O Senhor dos Anéis LCG é um jogo cooperativo. A caixa básica foi desenvolvida com três missões, para até dois jogadores. Com as expansões, pode ser jogado por até quatro pessoas. Todos os meus comentários aqui serão relativos ao jogo base, pois (ainda) não me aventurei em nenhuma das seis expansões que tenho.

Baralhos e cartas:

Exemplos de cartas de heróis, aliados, eventos e acessórios
No jogo, existem os baralhos de heróis e o baralho de encontro. O baralho dos heróis é composto por doze personagens que serão usados para as missões, e são identificados por uma esfera de influência. São quatro ao todo: Liderança, Conhecimento, Espírito e Tática. Cada jogador escolhe três heróis e, com base na esfera de influência destes, monta o seu baralho de apoio.
As cartas do baralho de apoio podem ser de aliados, acessórios e eventos. As duas primeiras podem ser jogadas na mesa apenas na Fase de Planejamento. Os aliados são personagens extras que auxiliam nas missões ou nas batalhas (muitas vezes sendo sacrificados) e os acessórios são anexados a algum personagem, melhorando seus atributos ou dando novas habilidades. As cartas de evento podem ser jogadas durante as demais fases do jogo, e devem ter seu efeito resolvido imediatamente.
O baralho de missões diz respeito ao cenário a ser enfrentado e objetivos a serem concluídos. Cada carta apresenta uma informação e um pré-requisito para a próxima carta da missão. Além disso, para avançar à nova carta, você precisa de uma determinada quantidade de marcadores de progresso, que são conseguidos na Fase de Missão, ou por efeitos de alguma carta. Eles apresentam também ícones dos baralhos de encontro que serão usados naquela missão.
O baralho de encontro é composto por cartas de localização, infortúnio e inimigos, além de objetivos (em algumas missões). Cartas de localização são diferentes locais por onde os heróis  passam durante a missão, podendo viajar para estes locais ou não. Os infortúnios representam  ações inimigas com efeito imediato, prejudicando os heróis. Os inimigos são personagens que devem ser enfrentados e derrotados para garantir o sucesso da missão. Estas cartas ficam no espaço chamado “área de perigo”.

O jogo:

Uma partida de Senhor dos Anéis LCG tem turnos indefinidos. Acaba em sucesso quando os heróis
O jogo encerra (com derrota) quando o nível de ameaça dos
jogadores chega a 50.
cumprem a missão, ou em fracasso quando morrem todos ou o nível de ameaça dos jogadores chega a 50. Cada turno é composto de 7 fases, que são:
Fase de recursos: cada herói recebe uma moeda, que será usada para comprar as cartas nas mãos dos jogadores, de acordo com a esfera do herói escolhido;
Fase de planejamento: momento de usar as moedas acumuladas para comprar cartas de aliados ou acessórios;
Fase de missão: personagens enviados para a missão são exauridos (cartas deitadas),  a seguir é revelada uma nova carta do baralho de encontros por jogador, e compara-se o valor da força de vontade dos personagens com o valor da ameaça das cartas na área de perigo, para definir o sucesso ou fracasso desta  missão;
Fase de viagem: caso haja alguma carta de localização na área de perigo, o jogador inicial deve decidir se viajam ou não para esta localização;
Fase de encontro: os inimigos presentes na área de perigo são engajados aos jogadores, primeiro por opção, depois comparando-se o nível de ameaça do jogador com o custo de ameça de cada inimigo;
Fase de combate: os inimigos engajados ao jogador o atacarão, e o jogador atacará o inimigo. Os personagens designados para defesa e ataque são exauridos, e antes do ataque inimigo é revelada uma carta de efeito sombrio para cada inimigo engajado.
Fase de renovação: os jogadores voltam à posição preparado os personagens que ficaram exaustos no turno, e aumentam seu nível de ameaça em 1. Um novo turno se inicia com a fase de recursos. Os jogadores pegam a carta de cima do seu baralho.

Comentários:

Não sei dizer ao certo o quanto eu ser fã do livro O Senhor dos Anéis influenciou para que eu me tornasse também um fã deste jogo. O fato é que este jogo está entre os meus favoritos de todos os tempos. Além do tema interessante, os desafios são exigentes, e as situações pelas quais passamos durante uma missão nos passam a sensação de estarmos realmente numa aventura pela Terra Média.
A mecânica do jogo é bem desenvolvida, e gera uma rejogabilidade imensa, considerando que você vai poder, a cada partida, escolher heróis diferentes. Ainda que utilize os mesmos heróis, poderá escolher cartas diferentes. E a ordem em que estas cartas aparecem na sua mão podem definir o sucesso ou o fracasso da missão.
Da mesma forma, a aleatoriedade nas cartas do baralho de encontro torna cada cenário imprevisível. Você pode até, com o tempo, saber quais cartas fazem parte de cada cenário, mas não sabe a ordem em que estas cartas aparecerão, nem mesmo se elas vão aparecer. E precisa estar preparado para todas as situações, sem esquecer o objetivo principal da missão.
O nível de dificuldade é balanceado. Não é um jogo muito fácil, do tipo que as missões são resolvidas rapidamente e o jogador fica com a sensação de “só isso?”. Também não é difícil a ponto de fazer alguém desistir por achar impossível.
Algumas das expansões do jogo (todas disponíveis em
português)
É um jogo que eu recomendo para todos os cardgamers de plantão. E para os boardgamers também. Vale o investimento apenas na caixa base, e vale também o investimento nas expansões, que estão em número cada vez maior em português.
Seria possível fazer uma resenha de cada missão, detalhando melhor os personagens e as outras cartas. Quem sabe, nas minhas próximas resenhas, entre um jogo e outro, eu volte a escrever sobre O Senhor dos Anéis LCG?



Até a próxima.

Comentários

  1. Este é um dos meus card games favoritos. Não só pela temática mas também pelo desafio que existe nele. Exige de você raciocínio e paciência, pois uma única escolha errada vai comprometer o jogo inteiro.

    Outra coisa que me fascina é a criativa na elaboração de cada cenário que enfrentamos. É fantástico como um conjunto de regras ser capaz de gerar tanta riqueza em sua construção.

    Parabéns pelo post. Realmente veio em boa hora! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, só li o Post agora, depois que apareceu no Ludopedia. Tenho uma pergunta: dá para jogar com crianças? A caixa diz que é a partir de 13 anos...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!

    Os textos das cartas exigem um certo nível de compreensão e interpretação. Não creio que este seja o jogo mais indicado pra jogar com crianças.
    Mice and Mystics, Ubongo e Survive são mais interessantes para o público infantil, na minha opinião.
    Abçs

    Carlos Henrique

    ResponderExcluir
  4. Uma duvida: sabe dizer se a versão da Galapagos é mesmo compativel com a internacional? quero importar as expansões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é compatível. Eu também importarei expansões num futuro próximo, em inglês ou espanhol.

      Excluir
    2. O Cláudio já respondeu. Aqui em Teresina estamos nos organizando pra fazer um pedido no próximo ano. Acredito que vai dar certo.

      Excluir
  5. O melhor jogo de card game que já comprei, muito bom, e a rejogabilidade é alta.

    ResponderExcluir
  6. uma pena a galápagos ter cancelado. Nos EUA ainda ta bombando

    https://www.fantasyflightgames.com/en/products/the-lord-of-the-rings-the-card-game/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3