Confrontando As Colinas de Emyn Muil

Estamos aqui de novo para falar sobre o card game O Senhor da Anéis da FFG. E mais uma vez com um novo desafio: buscar retomar o rastro do Gollum em Emyn Muil.

As Colinas de Emyn Muil é o quarto pacote de aventuras do ciclo Sombras da Floresta das Trevas. O desafio são as localizações, muitas delas, bem como infortúnios que vem aos montes e possuem sinergia com as anteriores. Segue a estratégia básica informada no próprio conteúdo do pacote:

A missão As Colinas de Emyn Muil é jogada com um baralho de encontros repleto de localizações, e a sua única carta de missão diz: "Os jogadores só podem vencer esta etapa se tiverem coletado pelo menos 20 pontos de vitória e se não houver localizações de Emyn Muil em jogo." Isso significa que ambas as condições precisam ser satisfeitas antes de os jogadores vencerem o jogo. (Eles também precisam colocar uma única ficha de progresso na carta de missão.)

Isso pode parecer uma tarefa impossível para alguns jogadores, mas as localizações de Emyn Muil no baralho de encontros apresentam pontos de vitória, e isso permite que os jogadores coletem essas localizações conforme elas forem sendo exploradas. Por isso, as localizações não são descartadas para a pilha de descarte de encontros, da qual poderiam retornar no futuro. Assim, lembre-se de coletar pontos de vitória e, em algum momento, roda a região de Emyn Muil pode ser explorada!

O que podemos tirar do texto acima?

Por haver muitas localizações, temos de ser bons em missões para viajarmos para as localizações sempre que possível. O deck que eu utilizei na missão passada (Jornada a Rhosgobel) tem dois heróis bons nisso: Eówin e Glorfindel. Espírito é uma esfera boa para Redução de Ameaça e Aumento de Força de Vontade (segundo o blog Tales from the Cards), o que acaba sendo útil continuar usando essa esfera. Por sua vez, olha que interessante, Conhecimento prover como habilidades principais Cura, Compra e Gerenciamento de Localizações.

Podemos usar o deck anterior com adaptações. Essas adaptações dependem de análises menos rasas.

O baralho de missão desse pacote compreende apenas uma carta:

1A - Preparação: Procure no baralho de encontros por Amon Hen e Amon Lhaw e as adicione à area de perigo. Em seguida, embaralhe o baralho de encontros.

1B (1 ponto de progresso) - Efeito Forçado: Se não houver cartas de localização na área de perigo, a primeira carta de infortúnio revelada durante a fase de missão recebe invasão.

Os jogadores só podem vencer esta etapa se tiverem coletado pelo menos 20 pontos de vitória e se não houver localizações de Emyn Muil em jogo.



Jogando sozinho (apenas um deck), as duas localizações na área de perigo já dão quatro pontos de ameaça para tentarmos superar. Os efeitos delas quando ativas, são um poucos chatas. Temos de viajar para elas o quanto antes mesmo com esses efeitos.

De positivo temos os 10 pontos de vitórias que ambas oferecem ao explorá-las.

Análise de Riscos

Ao analisar as cartas do baralho de encontro, adotei outro método que pretendo aperfeiçoar com o tempo, pois gostei bastante do resultado. Resolvi registrar os riscos ao meu jogo e acompanhar isso ao longo da partida. Vejamos os principais riscos que resolvi acompanhar:

  • Ataque sem defesa: Efeito sombrio do Deslizamento de Pedras (3)
  • Personagens com 2 pontos de vida: Efeito revelado  do Deslizamento de Pedras e Orcs de Dol Guldur (3)
  • Personagens com 1 ponto de vida: Efeito revelado do Alcance do Necromante (3) e Tempestade Maligna (3)
  • Remoção de fichas de progresso: Abismo Intransponível (4)
  • Perder acessório: Efeito revelado do Guiado pelas Sombras (1)
  • Aumento no ataque: Efeito sombrio de Orcs de Dol Guldur e Corvos do Leste (3)
Toda vez que algum personagem meu ficava com 2 pontos de vida, por exemplo, eu ficava mais atento e procurava tomar medidas para reduzir os riscos. Na partida que joguei, eu tinha a opção de jogar Gandalf mas vendo que o risco de perder heróis feridos era muito alta, optei por jogar Hospitalidade de Beorn, tão cara quanto.

Outra coisa que fazia era marcar as cartas do baralho de encontros que iam aparecendo. Assim eu reavaliava os riscos a todo momento.

Ao final de tudo, resolvi colocar o máximo de cartas para tratar de localizações que eu pude encontrar. Acabei retirando uma boa parte das cartas de cura pois o baralho de encontro só contém 12 inimigos.

Devo jogar outras vezes com o deck pois, apesar de ter vencido a partida, achei que não consegui colocar muitos aliados na mesa e, talvez, o número de cartas da esfera Espírito esteja muito alta.

O deck dos Nobres Heróis ficou assim.

Você pode encontrar outro deck para enfrentar essa missão aqui.

Espero que meu decks e dicas sejam úteis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3