Enfrentando a Jornada a Rhosgobel

Foi pensando em colegas que estão com dificuldades para vencer as missões do card game O Senhor dos Anéis da Fantasy Flight Games que este blog foi criado.

Pretendo neste artigo analisar o pacote de aventuras a Jornada a Rhosgobel, o terceiro capítulo do ciclo Sombras da Floresta das Trevas. Começo por ele por que é o que estou enfrentando no momento. Joguei duas vezes, a primeira perdi e a segunda ganhei. Esqueci, no entanto, de anotar a pontuação que fiz, pois costumo fazer isso. Por conta disso, joguei novamente para fazer a nota da pontuação.

Para passar de maneira menos sofrível pelo aprendizado deste jogo maravilhoso, faço uso da leitura de blogs sobre o tema que me ajudam a vencer os cenários. O primeiro que cito é o Hall of Beorn, de onde tiro os decks que uso para jogar. Por falar em decks, olhem aqui, caso queiram exemplos para enfrentar as missões do caixa básica do jogo e do ciclo adiante.

Outro blog excelente é o Tales from the Cards. Leiam especialmente o Guia para Novos Jogadores e a parte de Estratégia.

Agora nós analisaremos a missão que temos pela frente, depois apresento o deck que montei de acordo com essa análise realizada.

Enquanto procuram por Gollum no Vale do Anduin, os heróis encontram uma Águia caída, seriamente ferida e à beira da morte. Dada a sua localização, eles têm apenas uma esperança: transportar a Águia até Rhosgobel em busca da sabedoria do mago Radagast, o Castanho.

Temos aí a história que já delineia as características primárias de nosso deck: cura e missão. É uma corrida para salvar a vida de Wilyador, a águia que nossos herois encontraram. Num primeiro momento, podemos dizer que o deck ideal seria um Conhecimento/Espírito.

Vamos começar nossa análise pelas cartas do baralho de missão.



1A - A Águia Ferida

Preparação: Procure no baralho de encontros por Rhosgobel e Wilyador e adicione ambas as cartas à área de perigo. Wilyador recebe duas fichas de dano. Em seguida, embaralhe o baralho de encontros.

1B - 8 Pontos de Progresso



Pela leitura da carta de objetivo de Wilyador, encontramos uma condição de derrota. Se a águia deixar o jogo, perdemos o jogo. Além disso, a cada turno ele sofre 2 de dados. No entanto, não podemos curá-la enquanto Rhosgobel estiver na área de perigo. Precisamos ser fortes em missão para rapidamente passar da primeira etapa,e aí poder viajar para essa Localização.

2B - Requisição de Radagast, 12 Pontos de Progresso

Resposta: Após o início da fase de missão, o jogador inicial pode colocar X fichas de dado em Wilyador para olhar as 3 cartas do topo do baralho de encontros. Revele e adicione 1 dessas cartas à área de perigo, descarte as 2 cartas restantes. X é o número de jogadores na partida.

Efeito Forçado: Após um efeito de carta curar Wilyador, remova a carta da partida.



Chegamos à metade da missão. Precisamos encontrar o máximo de cartas de objetivo Athelas para a terceira e última fase da missão. A resposta da etapa 2B é uma forma de facilitar a busca dessa carta, às custas de causar mais danos à águia. É importante adiantar a descrição da última etapa.

3B - Retorno a Rhosgobel, 0 Pontos de Progresso

Efeito Revelado: Cure 5 danos de Wilyador para cada carta de objetivo Athelas controlada pelos jogadores.

Se Wilyador estiver completamente curada quando este efeito for resolvido. Wilyador sobrevive e os jogadores venceram a partida. Caso contrário, os jogadores foram derrotados.

Com quatro cartas Athelas no jogo, precisamos encontrar o suficiente delas para curar completamente a águia antes de concluirmos a segunda etapa, pois se passarmos por ela sem a garantia de cura completa, perdemos imediatamente após a resolução do efeito revelado.

Além da segunda etapa ser longa (pelos 12 pontos de progresso), temos de ficar de olho nos ferimentos da águia ao mesmo tempo que procuramos pela a Athelas. A habilidade de cura torna-se importante, é evidente. Até mesmo mais que progredir rapidamente pela missão.

É o momento agora de analisar o baralho de encontro composto pelos seguintes conjuntos: Jornada a Rhosgobel (24 cartas), Aranhas da Floresta das Trevas (12 cartas) e Orcs de Dol Guldur (14).

Em relação ao conjunto Aranhas da Floresta, podemos destacar o infortúnio Preso na Teia (2 cartas) que dificulta a vida de um jogador solo. Os Vespões Zumbidores e a Cria de Ungoliant são inimigos desprezíveis.

No conjunto os Orcs de Dol Guldur, o Alcance do Necromante (3) é um infortúnio chato para personagens exaustos; Treinador de Bestas (1) e Chefe Ufthak (2) são perigosos.

Jornada a Rhosgobel é o que oferece mais cartas ao baralho. Os inimigos Morcegos da Floresta Negra (5) e Revoadas (4) só podem ser combatidos por águias e ataques à distância; todos os infortúnios causam danos.

Os grandes perigos ao passar dos turnos são a maior chance de aparecer inimigos (19) e infortúnios (17) que, lógico, causam dano. Lembrando que Wilyador torna-se aliado do jogador inicial e pode combater e ir a missões. Por conta da necessidade de progredir rápido, teremos de nos engajar com frequência para reduzir a ameaça da área de perigo. Assim, creio ser importante herois com uma boa capacidade de combate ou mitigação do mesmo.

Tomando essa análise como base, sintetizei tudo neste deck de Conhecimento/Espírito.

Caso queiram outra alternativa para enfrentar esse cenário e uma estratégia diferente, acessem esse link.


Comentários

  1. Excelente post, mestre Cláudio. Ajudou muito. Vou utilizar esse deck que você sugeriu.

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  2. Obrigado, Lucas. Já estou de olho no próximo pacote: As Colinas de Emyn Muil.

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