One Shot - O Poço de Escravos de Drazhu

Olá, pessoal!

Finalmente inaugurei o projeto de apresentar e (como não!) conhecer novos jogos de RPG por meio de aventuras de uma única sessão. Caso queira saber mais sobre a ideia, clique na página One Shots.

Conduzi uma aventura pronta, própria para convenções, do meu sistema favorito atual: Dungeon World! A aventura foi escrita por Jason Morningstar (autor de Fiasco e Night Witches) e você pode baixá-la na loja online da Coletivo Secular. Os jogadores foram Márcio (o anfitrião), Emanuel, Rafael e Yan. Os dois últimos estrearam no RPG nesta sessão (corrijam-me se eu estiver errado).

A sessão foi mais longa do que o esperado. A parte mais lenta foi a criação dos personagens. Isso foi inesperado para mim, no entanto, tenho culpa na situação. Eu deixei umas coisas básicas para o último dia, imaginando que cumpriria sem problemas. Então, não grampeei os manuais de classes, compostos de duas folhas (percebi que era melhor ter impresso o modelo de manual que cabia em uma folha) e não coloquei o mapa impresso na pasta junto com as demais coisas, desenhando-o enquanto os jogadores preenchiam suas fichas. Numa mesa pequena e aquele monte de papel bolando para um lado e outro, fez com que o processo fosse lento.

Por outro lado, gostei bastante das respostas que os jogadores imaginaram sobre as perguntas iniciais que as aventuras de DW incentivam. Os jogadores perguntaram sobre como era o cenário. Eu disse a eles que seria uma criação coletiva. As respostas deles deram vida ao cenário e, principalmente, ao vilão da  história. Em adição, enriqueceu a história de vida recente das personagens.

A aventura, a meu ver, foi muito divertida, tendo momentos hilários que faz com que queiramos repetir novamente a experiência. Tivemos o mago Zoubek que passou a aventura inteira procurando o seu grimório; o ladino halfling que andou furtivamente por todo o aposento do vilão e, quando imaginávamos que ele não o atacaria jamais, cravou uma adaga traiçoeiramente no lich, finalizando a aventura e a sessão. Risadas gerais nesse momento. Tivemos a ranger Mérida em sua busca por vingar seu povo e sua floresta e, finalmente, o paladino do deus Neymar (quando ele clamou por sua divindade, ouvimos os gritos pelo primeiro gol do Brasil. De quem? Neymar é o nome dele!), em missão para levar o lich ao encontro da Morte.

A sessão de comentários do post está aberta para os jogadores dizerem o que acharam da aventura, das personagens e das relações que eles criaram entre si, do Dungeon World e como foi a minha condução da sessão.

Por fim, agradeço os jogadores novamente e vamos nos preparar para a próxima aventura one shot de Blood & Honor!

Comentários

  1. Uma experiência nova, acostumado somente com board game, tive a oportunidade de jogar um RPG Dungeon World. Como descrito acima pelo Mestre Cláudio, uma aventura curta mas muito interessante.
    Meu personagem foi o mago Zoubek, passei à aventura inteira a procura de meu grimório, quantidade de dano levado fora do normal, apanhei que só, (kkkkkkkkkkk) mas gostei da aventura.
    De mago passei a guerreiro, consegui uma espada elfica. Agora nosso amigo Ladino mito na aventura.
    Para uma primeira aventura em rpg foi muito gratificante, futuramente quero participar de mais aventuras, se possível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3