7 Wonders Duel - um jogo de duas cidades

Duas cidades vizinhas, competindo diretamente para conseguir hegemonia militar ou científica, enquanto tentam construir 7 Maravilhas e prosperar arquitetonicamente com construções civis. Tudo em 30 minutos.
Em 7 Wonders, jogo anterior, a escolha simultânea de cartas faz com que o jogador preste atenção em poucos adversários, mesmo com a mesa cheia (até 7 jogadores), o confronto indireto fica por conta da seleção de cartas em sua mão, evitando passar ao vizinho algo que lhe seja bastante favorável, além dos confrontos militares no fim de cada era. O jogo funciona bem, exceto para dois jogadores.
7 Wonders Duel, exclusivamente para dois jogadores, propõe uma partida rápida, dinâmica, com combate direto, tornando as escolhas ainda mais difíceis do que em seu antecessor, além de suprimir a cidade livre controlada pelos dois jogadores, que não funcionava bem.
A seleção simultânea de cartas é substituída por uma “árvore”, com as cartas predispostas de modo a que apenas algumas estejam acessíveis. A cada vez que uma é escolhida, outras, possivelmente, são disponibilizadas ao adversário, algumas já reveladas, outras ocultas. Desta forma, aumenta o espectro de opção ao adversário, sendo imprescindível verificar quais as consequências de sua escolha. Neste aspecto, a essência do jogo anterior está mantida.

As cartas de ciência em seu antecessor poderiam levar a uma vitória esmagadora, ou a uma derrota substancial. Contabilizadas por repetição de símbolos e por conjunto de símbolos diferentes, era uma estratégia arriscada. Em 7 Wonders Duel elas foram modificadas, é possível conquistar algumas benesses durante o jogo, podendo levar inclusive a uma vitória por hegemonia científica.
A vitória por hegemonia é imediata. Este é um aspecto bastante positivo do jogo. A hegemonia ocorre por força militar ou por ciência. Em virtude disto, o confronto se torna dinâmico e direto, a derrota imediata é real e possível. Vencer por hegemonia científica acontece quando existe na cidade construções com seis símbolos diferentes (arquitetura, direito, farmácia, geografia, entre outros). Além disso, havendo repetição de símbolos há uma bonificação para a cidade, um marcador de progresso com algum efeito, ou pontuação, que poderá contribuir para a supremacia, ou mesmo melhorar aspectos econômicos e de construção.
A submissão militar da cidade adversária ocorre pela contagem da força militar. Há uma trilha com um marcador que caminhará em direção à cidade do adversário, subjugando-o. A cada marco preestabelecido, haverá consequências para a cidade mais fraca, enquanto esta perde moedas, a cidade mais forte ganha pontos. Se a força militar for suficiente para chegar ao final da trilha de força a vitória será imediata. Em 7 Wonders Duel o conflito militar se torna significativo, e não apenas um atributo a ser observado.
A construção das Maravilhas, agora 7, mantém a semelhante bonificação anterior, produzindo efeitos e permitindo que seja realizada mais uma jogada. Nesta versão, cada jogador escolhe quatro maravilhas, entretanto apenas 7 serão construídas, uma ficará indisponível. Este é outro aspecto dinâmico, há uma corrida pela construção das Maravilhas, o que pode trazer consequências e ser significativo para vitória. Construídas com apenas um estágio, ao contrário dos 3 estágios na versão anterior, é possível concatenar os efeitos das Maravilhas, produzindo eventos em cadeia e ampliando as vantagens em relação ao adversário.
A utilização de recursos, seja pela produção direta, seja pela aquisição através do mercado, também ganhou mudanças. Enquanto antes era imprescindível a produção direta, através das cartas marrons e cinzas, agora é importante a redução dos custos de aquisição pelo comércio. Acontece que o valor dos insumos é variável, modificando conforme a produção da cidade adversa. Quanto mais o recurso necessário for existente na cidade vizinha, mais caro ele se torna.
O setup do jogo não é demorado. A disposição das cartas na estrutura preestabelecida deixa a impressão de que será custoso, entretanto é rápido e intuitivo, não penalizando a duração do jogo. Embora seja estimado para acabar em trinta minutos, é difícil jogar apenas uma partida.
7 Wonders Duel torna o confronto direto em todos os sentidos. Cada atributo da cidade deve ser observado, mantendo-se atenção para a possibilidade de vitória imediata seja pela supremacia militar ou pela hegemonia científica. Não há caminho fixo para a vitória e todos os aspectos são relevantes, o que faz com que seja um excelente jogo para duas pessoas.

Comentários

  1. Deu a impressão de ser aprazível de se jogar. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Claudio, extremamente aprazível, talvez seja um novo patamar para os fillers.

      Excluir
  2. Excelente post, como sempre!!! Mais um jogo pra fila!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3