Review de Isle of Skye

Por Alfredo Alencar


O vencedor do Spiel des Jahres 2016 tem como característica principal a elegância. Sim, adjetivo que pode ser atribuído a pessoas, roupas e ambientes se encaixa perfeitamente para o jogo de Colocação de Peças, Aposta e Coleção de Componentes.

Ele é minimalista na sua essência, com poucos componentes, poucas regras e um tabuleiro bem pequeno. Contudo, proporciona uma experiência incrível com tão pouco e, além disso, possui uma das maiores amplitudes de rejogabilidade em um jogo.

Com 16 tiles de pontuação, sendo que usamos apenas 4 por partida, a matemática nos diz que Isle of Skyes permite 43680 possibilidades diferentes de partidas, cada uma com sua estratégia particular.

O jogo consiste em 6 etapas simples de ação que devem ser executadas na ordem, até a fase de pontuação ao final de cada uma das 6 rodadas.

No início da rodada, cada jogador coleta uma quantidade de dinheiro igual a 5 + 1 para cada barril de whisky que chega ao castelo por uma estrada. Estrada esta que é criada pela correta colocação das peças no tabuleiro de cada jogador. Em seguida, são distribuídos 3 tiles para cada jogador a serem  colocados na frente de um pequeno escudo ou biombo, atrás do qual, o jogador vai selecionar qual daqueles tiles será descartado antes da fase de compra e vai atribuir um valor em moedas para cada um dos tiles, usando suas próprias moedas para tal.

Os jogadores então revelam estes valores, atribuídos aos tiles e qual tile será descartado para começar a fase de compra com os tiles restantes.

Para realizar a compra, paga-se ao dono do tile a quantidade de moedas que ele atribuiu àquele tile, sendo que ele recebe as moedas pagas, mais as moedas usadas para atribuir o valor do tile.
Após cada jogador realizar sua compra ou passar, as moedas utilizadas para atribuir o valor dos tiles não comprados são descartadas e os tiles restantes ficam com o jogador que os colocou.

Começa então a fase "Carcassonne", onde os tiles que ficaram com cada jogador serão arrumados juntos aos tile iniciais de castelo. Sempre compartilhando uma borda igual ao tile adjacente.

A pontuação finalmente acontece de acordo com o especificado em cada rodada no tabuleiro principal, sendo o fim do jogo na sexta rodada, quando serão somados aos pontos já ganhos, a pontuação dada por pergaminhos existentes nos tiles de cada jogador e mais 1 ponto para cada 5 moedas restantes.

Jogado em 45 minutos e explicado em 5, Isle of Skye proporciona muita estratégia e deixa, ao final de cada partida, a ânsia de querer jogar mais uma. Definitivamente um must have em toda prateleira.

Comentários

  1. Tendo visto o gameplay desse jogo, não tem como não lembrar o Carcassone. A imagem acima fala por mim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3