Uma sombra do passado!

Olá! Meu nome é Helisson. Com este relato de uma sessão de RPG, inicio minha coloboração neste blog.

Na última tarde de sábado, (26/11/2016), me reunir com Sebastião Amorim, Isaac André e Jeanny Freitas, para dar início a uma sessão, dentre várias, de uma mini-campanha usando o sistema #DungeonWorld.

Após apresentação das regras e mecânicas do sistema, do básico sobre algumas classes e esclarecimentos de algumas dúvidas, os jogadores criaram os seguintes personagens:
  • Sebastião decidiu fazer Paymonia, um ladino humano. Um homem em busca de riqueza e que pouco se importava com os outros;
  • Isaac André deu vida a Tusk, um bárbaro acima do peso, vindo das savanas após sua tribo ter sido dizimada por guerreiros de uma ordem que usavam como símbolo um lua metade branca, metade negra;
  • E Jeanny decidiu por Alanyr, uma elfa maga, vinda da Floresta Primordial em busca de conhecimento arcano e também ajudar Tusk em sua busca por descobrir quem atacou sua tribo.

Então vamos a aventura!

Decidido os personagens, em uma breve conversa o mestre introduziu os personagens em um mini cenário, a Vila de Undenga. Coube aos jogadores, através do histórico dos personagens, enriquecer o mundo. Acrescentando as savanas e a floresta primordial, origens de Tusk e Alanyr. Paymonia, aparentemente cresceu na vila.

Os personagens foram contatados e contratados pelos irmãos Auguste e Gustave Haadel enquanto estavam na Taberna Mosquito Antipático para encontrarem o sinete do governante de Undenga, que estava em posse do pai deles, quando o mesmo desapareceu há seis semanas nas Montanhas Castigadas. Após várias perguntas, acabam por descobrir que Elain, sacerdotisa do Senhor da Manhã fora a última pessoa a ter contato com Huthcar. Decidem, então, interrogá-la.

Após certa dificuldade de entrar em contato com Elain (pois a discípula da sacerdotisa os impedia de subir ao templo, afirmando que sua mestra estava em retiro espiritual), Alanyr decidiu então encantar a discípula da sacerdotisa para que a mesma os levasse até a sacerdotisa. Por meio dela, os personagens conseguiram informações pertinentes sobre a direção que Huthcar Haadel tomou e o quê o perseguia.

Empreendendo uma jornada perigosa, os personagens foram surpreendidos por um ataque goblin durante a noite, quando Tusk dormiu em seu turno da vigília. Mas os goblins não contavam com os mísseis mágicos de Alanyr e a lâmina afiada de Paymonia.

Após um dia e meio de viagem, os personagens chegaram às Montanhas Castigadas e foram diretamente ao local indicado pela sacerdotisa: um buraco que levava à entrada de uma caverna, possível local do túmulo de um mago. Aqui aconteceu a maior parte da ação; onde Alanyr ao usar Detectar Magia despencou buraco adentro. E quando Tusk tentou segurá-la, acabou deixando sua espada cair junto.
Alanyr caiu na água acumulada no fundo do buraco. Uma queda de cerca de 4 metros. Algo dentro da caverna esbravejou que ela talvez ela fosse algo comestível. Quando um ettin saiu da caverna, a elfa usou de suas habilidades para criar uma ilusão e ganhar tempo para que seus companheiros se aproximassen. Tusk desceu correndo, mais preocupado em recuperar sua espada do que com a segurança da elfa. Paymonia desceu lentamente, introduzindo veneno em sua lâmina e sem se importar com os outros.

Quando o ettin se deu conta do augúrio, investiu furioso contra os personagens. Mas não contava com Alanyr e seus mísseis mágicos, após uma tentativa frustrada de deixar Tusk invisível. Também não contava com a habilidade de Tusk, mesmo acima do peso, de defender Alanyr dos ataques do ettin e destroçar a cabeça do mesmo, em um golpe poderoso e descomunal de sua espada!

Paymonia, mesmo sem participar ativamente do combate, conseguiu se ferir gravemente, pois quando o ettin tombou vítima do golpe de Tusk, parte da borda do buraco veio abaixo, obrigando Paymonia a pular de onde estava. Na queda, atingiu o próprio pé com seu sabre envenenado.

Após investigarem algumas tralhas rapidamente na entrada da caverna, os personagens encontraram dezesseis moedas e quatro livros. Depois decidiram continuar em busca do corpo do governante, caverna adentro.



Nesse ponto tivemos de parar, pois um dos jogadores tinha um compromisso pessoal. E, ao encerrar a sessão, Isaac André contabilizou experiência necessária para elevar Tusk para o segundo nível.

Avaliação

 

Ao final da sessão, os próprios jogadores relataram a satisfação com o sistema de Dungeon World, afirmando que ele é fluido e não acorrenta os jogadores as regras demasiadas, deixando a história fluir, envolvendo os personagens e lhes dando capacidades de interagir e reagir a quase tudo.
Como narrador, o que posso dizer é que Dungeon World é um ótimo sistema. Porém, ainda tenho de me desprender mais da mecânica somatizada de D&D por causa de anos de jogatina. Mas o sistema já ganhou um narrador cativo e um lugar na minha estante.  

Comentários

  1. Relato show. RPG sempre incita boas histórias

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  2. Muito bacana o relato, Helliso. Esperando a continuação dessa história.

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  3. Dungeon World é lindo, meu sistema favorito, o rpg perfeito pra mim! ❤️❤️❤️

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