Jogatina da Semana 17/12/16


A galera furou comigo pra fechar as mesas da semana e só terminou aparecendo Bruno pra jogar, entretanto ele levou vários jogos que eu ainda não conhecia e a jogatina rendeu bastante.

Começamos a sessão com Patchwork, joguinho bem simples e rápido sem muitas nuances estratégicas. O jogo se resume em comprar tiles semelhantes a peças de Tetris e fazer uma “colcha de retalhos” encaixando-as no tabuleiro de jogador e avançando a trilha de tempo de acordo com o valor impresso em cada tile colocado. Em determinados momentos do jogo, quando algum player passa, na trilha de tempo, por um botão, todos os jogadores recolhem botões em quantidade correspondente aos botões impressos em sua colcha de retalhos.

Vence quem tiver mais botões ao fim do jogo sendo que cada espaço não preenchido no tabuleiro conta dois pontos negativos para o jogador. Foram duas partidas de aquecimento com uma vitória pra cada um. Em seguida, partimos para o novíssimo Sonhando com Alice.

Esse jogo, um lançamento da Histeria Games, foi financiado pelo Kickante há pouco tempo e entregue bem antes do prazo esperado e vem surpreendendo nas mesas. Extremamente bonito e mecanicamente simples, agrada a jogadores novatos e experientes. O jogo possui a mecânica de rolagem de dados e coleção de itens numa temática de, como o próprio nome sugere, Alice no País das Maravilhas. Os jogadores rolarão dados e estes serão organizados de acordo com a face para cima em espaços de ação. Cada jogador irá, na sua vez, retirar todos os dados de uma determinado espaço de ação, realizar a ação correspondente com maior ou menor eficiência, de acordo com a quantidade de dados retiradas daquele local. As ações são divididas em: 

  • Ação do Coelho, na qual o jogador irá percorrer o caminho do coelho e pontuando quando mais longe atingir;
  • Ação do Gato, na qual o jogador realizará uma quantidade de ações de acordo com a quantidade de dados naquele espaço predeterminadas pelas cartas sorteadas no setup de acordo com a cor dos dados;
  • Ação da Rainha, que permite ao jogador colocar “soldados” no tabuleiro para pontuar ao final do jogo para cada área onde ele possui a maior quantidade de soldados;
  • Ação da Lagarta, pra mim uma das mais legais do tabuleiro, permite o jogador andar uma quantidade de espaços de acordo com a cor dos dados naquela área e, à medida que for passando pelos espaços, realizar novas ações;
  • Ação do Chapeleiro, permite comprar cartas que possuem benefícios ou efeitos “take that” pra usar contra o oponente;
  • Ação da Alice, permite o jogador marcar dados nas cartas da Alice e pontuar ao marcar todos os dados de uma carta.

O jogo termina na rodada que algum dos jogadores atingir o último espaço na trilha do Coelho, o último espaço na trilha da Lagarta ou tiver colocado o 12º soldado em jogo. Simples, rápido e com uma arte chamativa e bonita com créditos para o artista Arthur Mask, Sonhando com Alice tem grande potencial para estar em todo evento de jogos, seja pra aproveitá-lo sozinho com várias partidas subsequentes ou pra abrir uma sessão de jogatinas com algo leve e descontraído.

 Depois de duas partidas de Sonhando com Alice, foi a vez de testar o jogo de Andreas Seyfarth, lançado pela Rio Grande Games em 2006, Thurn and TaxisO jogo de coleção de componentes, construção de rotas e gerenciamento de mão tem a temática de serviços de correios na Alemanha renascentista, onde os jogadores disputarão pelo título de maior empresa de entregas, construindo rotas e instalando postos de correios no território alemão do início do século XV.

Com uma mecânica semelhante ao Ticket to Ride com algumas alterações, o jogo traz para o jogador uma alternativa ao jogo dos trens, implementando um pouco mais de estratégia na construção de rotas, marcante em Ticket to Ride. O turno se resume em comprar uma carta, baixar uma carta para iniciar uma rota ou para dar continuidade a uma rota existente. Depois, se desejado, pontuar a rota de acordo com seu tamanho e região.

Em seguida, colocam-se no tabuleiro os postos de correio na rota pontuada, sendo um posto em todas as regiões de uma mesma cor, se estas estiverem compondo a rota, ou um posto em uma cidade de cada cor que compõe a rota. Dependendo do tamanho da rota, pode-se ainda adquirir uma carruagem que garantirá pontos extras ao final. Para o primeiro jogador que conseguir colocar postos de correios em todas as cidades de uma mesma cor, atribui-se uma pontuação e um pouco menos pontos para quem completar em seguida. Ao final vence o jogador com mais pontos. Após todas estas partidas, demos por encerrada a jogatina que terminou sendo bem exaustiva pela quantidade de partidas, mas também muito divertida.

Comentários

  1. Alfredo, quando vc voltar aqui pra ficar por mais tempo, teremos que marcar outras mesas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3