Sonhando com Alice - primeiras impressões


Enfim recebemos o nosso Sonhando com Alice nesta semana. Assim que chegou dei logo uma olhada nas regras e vi que o jogo não é nada difícil. Uma ótima porta de entrada pra quem deseja conhecer o mundo dos boardgames, com o detalhe de ser produção nacional. O jogo é fácil e a partida pode ser bem rápida, uma vez que um jogador pode forçar o fim da partida se acredita estar ganhando.

"Acredita", porque este jogo deixa a vitória imprevisível. São seis critérios de pontuação, e apenas um deles é secreto. Os demais são abertos e visíveis durante todo o jogo, mas quando fomos somar nossos pontos, o resultado foi bem apertado e a partida foi decidida no desempate. Sem falar que quem forçou o fim da partida não ficou no meio dos dois maiores pontuadores.

Um belo trabalho na arte do tabuleiro de Sonhando com Alice


Mas... como é o jogo, afinal?

O jogo é um dice placement em que você usa o resultado dos dados para executar ações dos personagens da história de Alice (que podem ser o coelho, o gato, a rainha, a lagarta, o chapeleiro ou a própria Alice). Cada jogador tem seis dados - um de cada cor diferente na primeira rodada - e após lançar estes dados, aloca no tabuleiro na área do personagem de acordo com o resultado obtido.

Então, a partir do primeiro jogador, cada um escolhe um personagem pra executar a ação respectiva e pega todos os dados disponíveis naquele personagem, até o limite de seis dados. Caso o personagem escolhido tenha menos de seis dados disponíveis, o jogador deve aguardar até chegar sua vez novamente. Quando tiver completado seis dados na sua cartela, ele não joga mais naquele turno.


O que cada personagem faz?

  • O Coelho: o jogador anda na trilha do coelho de acordo com a cor dos dados escolhidos;
  • O Gato: o jogador escolhe até três bônus do gato, conforme a quantidade de dados que pegar. Os bônus estão disponíveis na parte de cima do tabuleiro.
    Esta rodada está excelente para quem deseja colocar
    soldados e aumentar sua influência.
  • A Rainha: o jogador deve colocar soldados da rainha em qualquer das seis regiões de influência do tabuleiro, independente de quem estiver na região;
  • A Lagarta: o jogador deve andar seu casulo na trilha da lagarta, e pode ganhar ações de outros personagens ou alguns bônus neste caminho;
  • O Chapeleiro: o jogador pode ganhar até três cartas de chapeleiro, e usar sempre que for sua vez. Estas cartas dão benefícios ao jogador ou prejuízo aos adversários;
  • Alice: o jogador deve escolher dados para cumprir suas cartas de desafio da Alice, recebidas no início do jogo. Se terminar um desafio, já pode pegar o primeiro da pilha, que está aberto.


O jogo acabou? E agora?

Com estes dados, é possível andar 18 espaços no
caminho do coelho. Muito bom!
Existem quatro situações que provocam o fim do jogo:
  1. Quando um jogador termina o caminho do coelho, chegando até a Alice;
  2. Quando um jogador chega com seu casulo ao fim do caminho da lagarta;
  3. Quando o primeiro jogador colocar todos seus soldados no tabuleiro;
  4. Quando o primeiro jogador completar 5 desafios da Alice.
Acontecendo uma destas situações, a rodada deve terminar (todos os dados serem recolhidos do tabuleiro) e começa a contagem de pontos.

Os pontos de vitória são conquistados no caminho do coelho, no caminho da lagarta, nas cartas de ponto de vitória do gato, nas cartas de objetivo completadas, nas cartas de desafio da Alice completadas, e finalmente por cada região onde o jogador for o primeiro ou segundo com mais influência (tenha mais soldados).


E o que eu achei do jogo?


A partida de estreia foi comigo (que substitui o Daniel), Elaynne, Ravena, Astrid e Pablo Lages. O Daniel jogou duas rodadas mas teve que sair. E fiquei satisfeito ao fim da partida em ver que todos os que jogaram curtiram o jogo - ou então são os maiores mentirosos que conheço, hehe.

Comprei o jogo por causa do tema. Sou fã dos contos de Lewis Carrol. Comprei o Parade a mais de um ano atrás, quando ninguém nem sonhava em publica-lo no Brasil, por causa do tema também. E em nenhum dos dois casos me arrependi.

Sonhando com Alice é exatamente o que eu disse no começo do post, um jogo divertido, com regras simples, que agrada e é indicado principalmente se você quer apresentar o mundo dos boardgames a algum amigo. Gosto de regras simples. Ajudam você a manter o interesse no jogo. Regras complicadas e grandes podem fazer alguém desistir do jogo antes mesmo de jogar.

Apesar da simplicidade das regras, ganhar uma partida deste jogo pode ser mais difícil do que parece a princípio, devido principalmente às diversas possibilidades de pontuação. Na nossa partida, Astrid terminou quase no fim do caminho do coelho, ganhando neste item 28 pontos, enquanto que eu fiquei no intermediário, marcando 17. Já nos objetivos, eu cumpri 3 e marquei 15 pontos, enquanto que Astrid cumpriu apenas um e marcou 5. No fim terminamos empatados com 55 pontos, mas eu ganhei porque ainda tinha um cogumelo sem usar, que é o primeiro critério de desempate.

A arte, além de original, é linda. Eu teria aproveitado os outros personagens do conto que não aparecem no jogo na cartela dos jogadores. Na minha opinião, isso daria uma maior imersão no tema. As cartelas de jogadores poderiam ter os gêmeos, ou a lebre, ou o dodô, por exemplo. Mas isto não iria mudar em nada a jogabilidade. É mais uma observação do que uma crítica mesmo.

Com certeza jogarei Sonhando com Alice mais vezes, especialmente naqueles dias em que esteja a fim de uma jogatina mais leve, que acabe rápido. Valeu a pena a aquisição. É um jogo bom pra se ter na coleção. Espero que os próximos que o jogarem curtam do mesmo jeito ou até mais. A galera de São Luís também curtiu, de acordo com o Alfredo. E já que o autor (Daniel Alves) é o mesmo criador de Caçadores da Galáxia, eu deixo meu último comentário: Sonhando com Alice, apesar de mais simples - ou talvez por isso - é melhor.

Comentários

  1. Parabéns pelo texto Carlos. Sonhando com Alice havia me chamado bastante atenção pela arte. Fico feliz pelo jogo ir bem além disso.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto Carlos. Eu ia fazer o Review mas vc ja deixou todas as minhas impressões nesse texto. Parabéns. Agora fica soh a vontade de comprar o meu. Vou esperar um preço bom.

    ResponderExcluir
  3. Que texto legal, CH, muita vontade de jogar aqui! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Preciso dele na mesa aqui de casa! Mais um daqueles textos que passam a sensação de que estamos sentindo os aromas de um belo vinho antes de degustá-lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3