11º Golden Geek Awards Anual

Na semana passada, saiu o resultado da votação para o prêmio Golden Geek do BoardGameGeek e seus congêneres ligados ao RPG e video games, RPGGeek e VideoGameGeek.

Quem pode votar nos indicados são os usuários desses sites que de alguma forma ajudam a manter os mesmos.

Nesse post eu irei apenas comentar sobre os vencedores e os indicados mais fortes nas categorias Board Game of the Year e RPG Game of the Year. As demais categorias e os respectivos vencedor e  indicados, você pode encontrar nesse link.

Board Game of the Year


Vencedor: Scythe

Atual número 6 do ranking do BGG, é um jogo de alocação de trabalhadores ambientado num passado alternativo da década de 1920. Cada jogador representa um personagem de uma das cinco facções do Leste Europeu que estão tentando ganhar fortuna e reclamar para sua facção a participação nas terras ao redor da misteriosa cidade-estado chamada Fábrica.

A Fire on Board Jogos é a empresa que está trazendo para o Brasil esse jogo, uma versão para colecionadores baseada numa das opções que existem lá fora. A primeira tiragem é de apenas 80 unidades vendida em pré-venda por meio de lojistas parceiros.

Sérios Concorrentes: Terraforming Mars e Star Wars: Rebellion

Terraforming Mars chegará ao Brasil pelas mãos da Meeple BR Jogos.

RPG Game of the Year


Vencedor: 7th Sea (Second Edition)

Difícil outro jogo ganhar do maior financiamento coletivo de RPG de todos os tempos (acredito que os apoiadores tenham visto qualidade durante a campanha). Tal feito e como aconteceu jamais foi imaginado por John Wick, o detentor dos direitos do jogo. Desenvolvido por sua equipe mas que leva seu nome, a segunda edição trás o mesmo cenário de capa e espada ambientado em Théah, um mundo ligeiramente parecido com a nossa própria terra. A segunda edição vem com novas regras mais abstratas e fluidas. De fato, ao ler as regras e mecânicas utilizadas na edição, você vê o estilo de design de John Wick.

A qualidade visual é outro grande atrativo para quem gostaria de ter em mãos um belo livro. Eu participei do financiamento coletivo da versão nacional de 7th Sea (no Brasil, 7º Mar) e estou ansioso por tê-lo em minha estante. A New Order Editora é reconhecida pela qualidade de suas impressões e comumente trabalha com jogos de peso, então foi o nome certo para trazer esse jogão.

Indico dois canais no YouTube que o jogaram para que vocês entendam a pegada do jogo: Tear dos Mundos e Azecos.

Sérios Concorrentes: Masks: A New Generation e FAITH: A Garden in Hell - Starter Set

Eu comprei recentemente o PDF do Masks. É um jogo focado em contar histórias de supers adolescentes e o conjunto de regras emulam bem os conflitos internos e externos dessa fase da vida. É mais um jogo que usa a "engine" do Apocalyse World, a mesma que deu origem a jogos como Dungeon World, Monsterhearts e Urban Shadows. Indico uma one-shot no YouTube para assistirem e conhecerem o funcionamento do jogo narrado por Adam Koebel (co-autor do Dungeon World).





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3