![]() |
| Imagem encontrada em chaosium.com |
Ultimamente estou fazendo pesquisas para minha primeira aventura ou campanha em Glorantha. Por consequência, consumo uma quantidade considerável de leituras. Para chegar até o assunto do Trollball, vou escolher um ponto de partida.
Começo pela campanha The Red Cow publicada em dois volumes para o RPG HeroQuest Glorantha 2ª edição. O seguinte trecho da introdução do segundo volume, The Eleven Lights, me chamou a atenção:
Since the early days of the Gloranthan gaming magazine Wyrms Footnotes, in whose pages we learned of Greg Stafford’s Colymar campaign, and his PCs adventures with the Temple of the Wooden Sword, fighting in Starbrow’s Rebellion, and performing a Crown Test to try and win rule of that tribe, the campaign based around a Sartarite clan struggling for liberation has been one of the classic settings for Gloranthan gaming. (The other being the treasure hunting campaign set in the ruins of the Big Rubble, adjacent to the city of Pavis, led by Steve Perrin.)
Tradução do Googlel Translator com ajustes:
Desde os primórdios da revista Wyrms' Footnotes, em cujas páginas aprendemos sobre a campanha de Greg Stafford em Colymar e as aventuras de seus personagens com o Templo da Espada de Madeira, lutando na Rebelião de Kallyr Testa-Estrelada, realizando um Teste da Coroa para tentar conquistar o governo daquela tribo, a campanha baseada em um clã Sartarita lutando pela libertação tem sido um dos cenários clássicos das campanhas em Glorantha. (O outro é a campanha de caça ao tesouro ambientada nas ruínas do Big Rubble (Grande Escombro), adjacente à cidade de Pavis, liderada por Steve Perrin.)
Até antes de ler este trecho, entendia que as primeiras edições de RuneQuest, os títulos eram mais dedicados ao território Prax (mais ao leste da Passagem do Dragão), por ser o território que ainda mantinha regiões ainda livres do Império Lunar. Na seção Dragon Past da Wyrm's Footnotes nº 11, temos uma cronologia da história recente de Sartar, onde ficamos sabendo que o Império Lunar invade Prax e captura a cidade de Pavis em 1610. Um ano depois, a campanha para conquistar Sartar começaria.
Pelo menos é claro que a edição do RuneQuest: RolePlaying in Glorantha foca basicamente na Passagem do Dragão. Até fala-se que o futuro jogo RuneQuest: Fantasy RolePlaying terá como centro Pavis e Big Rubble.
Retomando a linha de raciocínio. Fui na caça aos textos sobre essa campanha de Stafford, primeiramente pelos números da Wyrms' Footnotes. De fato, encontrei esses textos e, na número 11 (primavera no hemisfério norte em 1981), onde o tema é a fundação do Templo da Espada de Madeira, ficamos sabendo que trolls juntaram-se ao culto de Humakt, incluindo membro do time de Trollball da tribo Sazdorf.
Gostei da ideia de um esporte troll. Então fui pesquisar mais e as imagens e vídeos de pessoas reais jogando Trollball apareceram. Animado, mergulhei nas profundezas das leituras até encontrar o livro que continha as regras do jogo. O livro era o Trollpak.
Trollpak (1982) é um suplemento focado em explorar a cultura, história e sociedade dos trolls de Glorantha, também conhecidos como Uz. Ele transforma os trolls de simples monstros em personagens complexos e jogáveis, com sua própria mitologia, religião e costumes.
Compartilharei aqui algumas imagens e links importantes sobre o Trollball. Os dos mais legais que encontrei foi o site União das Associações Europeias de Trollball.
![]() |
| https://projetoshadowfax.forumeiros.com/t5-troll-ball |
O Duche de Biccoline é um parque baseado em Quebec, Canadá, que realiza eventos de LARP. Mas lá também acontecem campeonatos de Trollball e eu encontrei as regras que eles usam.





O que percebi é que em alguns lugares que visitei, seja site ou canais no YouTube, não sabem que esse esporte vem de um RPG. Já citaram jogo eletrônico, ou criado na década de 90, ou baseado em outro jogo, mas felizmente a consulta do Google fornece a resposta correta para ser justo com a origem do jogo: Greg Stafford ou Sandy Peterson ou ambos. Mas como foi citado primeiro numa revista de 1981, tendo para Greg.
ResponderExcluir