Antes de tratar do assunto do título, gostaria de comentar algo com os leitores. Os meus primeiros textos da série Drops RuneQuest focam-se no Espíritos. Pode fazer parecer que o viés principal de Glorantha e do sistema RuneQuest são os espíritos. Minha escolha foi, partindo do atributo Power (POW) derivar seu uso no sistema, pois esse atributo, juntamente com Charism (CHA) são os mais importantes para a magia, os espíritos e os misticismo. Depois da Magia Espiritual e do Mundo dos Espíritos, passaremos para a Magia Rúnica.
Wyters são os espíritos da comunidade. É uma entidade mágica ligada aos seus membros e ao líder da comunidade, conferindo habilidades e poderes especiais. Comunidades podem ser várias coisas: vilas, regimentos militares, templos, clãs, tribos e cidades. Qualquer comunidade com uma Paixão associada tem um wyter. Um wyter é um poderoso recurso para uma comunidade, além de ser um tesouro precioso. Sem o wyter a comunidade não existe, os elos de fraternidade se dissolvem. Seus membros se distanciarão uns dos outros, se afastarão, talvez até mesmo deixando a região.
As origens de um wyter individual variam, e incluem os espíritos de heróis mortos, filhos de deuses, construções psíquicas artificiais, elementais inteligentes e muitas outras possibilidades. Quaisquer que sejam as origens, essas entidades mágicas se tornaram wyters por meio de heroquests que unem o espírito e a comunidade.
Os wyters seguem algumas características (não citarei todas):
- Um wyter está ligado a apenas uma pessoa, normalmente o líder da comunidade. Dependendo das tradições locais, o sacerdote pode ser um clérigo rúnico, um lord rúnico, um god-talker ou até mesmo um iniciado. O sacerdote deve sacrificar 1 ponto de POW para o wyter para estabelecer uma ligação entre os dois. O wyter comunica-se diretamente com seu sacerdote, e este pode pedir ao wyter que vá a lugares dentro de seu alcance, para perceber coisas, lançar feitiços, etc.
- Um wyter precisa residir em algo sagrado num mundo mundano, tal como um ídolo, uma arma ou até mesmo um animal.
- Um wyter pode lançar qualquer feitiço rúnico ou feitiço mágico espiritual que seu sacerdote conheça. Ele gasta pontos do seu atributo POW no lugar de pontos rúnicos com chance de sucesso igual à seu CHA x 5.
- Um wyter pode ter habilidades espirituais adicionais determinadas por sua origem, pela heroquest que o trouxe à comunidade, etc.
- Um wyter é incapaz de recuperar seus próprios pontos mágicos. A comunidade o venera em dias sagrados para oferecer seus pontos mágicos. É comum que a veneração ao wyter seja feita junto a um culto maior, fazendo com ele se torne um subculto.
Exemplos de Wyters
- O wyter do clã Enhyli reside em garanhão branco sagrado.
- Veado Preto: O wyter do clã Svarthjort reside num carvalho de gelo que nunca derrete. Ele está associado às runas Ar, Fera e Terra e tem habilidades como ajudar a matar dragões e caminhar no gelo e na água.
- Veado Branco: Um filho do Veado Preto que serviu como wyter do clã Svarthjort durante o exílio, dando origem a um tradição xamânica.
- Muitos-Folgos: O wyter do clã da Vaca Vermelha (Red Cow), associado a Grave Hill. Seus restos mortais estão em uma câmara funerária, e o chefe do clã pode se comunicar com sua forma fantasmagórica. Ele pode causar tempestades de chuva, afogar ogros e queimar o Caos.
- O Pavis: Pavis, o fundador da cidade de mesmo nome, ascendeu e se tornou o deus da cidade. Ele é frequentemente considerado o wyter da cidade de Pavis propriamente dita, residindo em seu templo.
- Ela Que Ataca de Longe: O wyter de uma unidade militar Lunar menor, que pode assumir forma física e lançar magias de Loucura.
- Loranaga: Uma mulher-serpente que protege Laraness e é um exemplo de wyter Malkioni (um tipo de humanidade com diferentes crenças e práticas mágicas).
- A Lança Negra (The Black Spear): O wyter da tribo Colymar, um wyter muito poderoso devido ao tamanho e à idade da tribo.
Referências:
- RuneQuest: RolePlaying in Glorantha, página 286.
- RQG Glorantha Bestiary.
- The Well of Daliath - Notes on City Gods.
- The Coming Storm - The Red Cow Volume 1

Comentários
Postar um comentário