Regras Para a Liga Teresinense de X-Wing TMG 3.0
XWING
JOGO DE MINIATURAS – LIGA THE
1 Objetivo da Liga:
A
Liga THE será formada por jogadores de xwing que possam jogar em nossa cidade.
Teremos como objetivos partidas competitivas, mas casuais, devendo sempre
preponderar o bom senso e a camaradagem entre os membros.
2 Regras:
2.1 Da Inscrição:
A
inscrição para a Etapa correspondente da liga custará 10 reais. Esse valor será
inteiramente convertido em premiação no valor de créditos na Loja Arcádia, melhor loja geek do Brasil. O primeiro colocado da Etapa receberá 70% do valor arrecado e o segundo 30%.
Os
valores devem ser pagos para o membro da Liga designado para isso, o Lucas Dourado, ou para a Arcádia.
2.2 Do Formato:
A
Liga se dividirá em várias Etapas que ocorrerão conforme a necessidade dos seus membros. Em cada Etapa, os jogadores serão
divididos em grupos e os primeiros colocados de cada grupo se classificarão para as finais. Em cada grupo, os jogadores jogam entre si e
contra todos do grupo. A classificação seguirá as regras oficiais da FFG,
descritas mais embaixo. A divisão e o corte pras finais da II Etapa, ficará assim:
Grupos de até cinco jogadores cada. Até doze inscritos os quatro melhores se enfrentarão nas semifinais e final. Mais de doze inscritos, veremos como fazer o corte.
Grupos de até cinco jogadores cada. Até doze inscritos os quatro melhores se enfrentarão nas semifinais e final. Mais de doze inscritos, veremos como fazer o corte.
Se
algum participante desistir antes da realização da primeira partida da Etapa,
poderá haver um remanejamento pra adequação dos grupos, para que algum não
fique com poucos integrantes.
A
partir de dois grupos faremos o corte para as finais.
2.3 Da formação dos
grupos:
Na
primeira Etapa do ano, os grupos serão formados aleatoriamente. Entretanto,
priorizaremos que parentes até colaterais de segundo graus e cônjuges fiquem em
grupos separados.
A
partir da segunda Etapa dividiremos os grupos de acordo com o ranqueamento
geral da série anterior. Ranqueamento por pontuação e mov. E, nesse caso, não
separaremos mais os parentes e cônjuges.
2.4 Das Listas:
Só
será permitida 01 lista por jogador e por Etapa. A formação das listas deve
seguir as regras oficiais e só pode usar produtos originais. Proxies não serão
aceitos.
Usaremos as regras oficiais para listas de 100 pontos.
Usaremos as regras oficiais para listas de 100 pontos.
Alterações
cosméticas nas naves como pinturas da base ou da própria, se não afetarem o
jogo, serão aceitas. Conforme padrão oficial da própria FFG.
Antes
de cada série, será estipulado um dia limite pra apresentação das listas, que
serão divulgadas em um local de acesso para todos os participantes. Cada
jogador deverá enviar a lista para o membro determinado até o dia especificado
para a disponibilização online.
2.5
Das Partidas:
Durante o intervalo de tempo estipulado
para a realização da Etapa, os jogadores são livres pra marcar suas partidas em
qualquer local que quiserem desde que observadas as seguintes regras:
I – Todas as partidas marcadas deverão
ser informadas aos outros participantes.
II – Se possível, deverá haver outro
participante para atuar como juiz. Ele terá a decisão final a respeito das
regras. Se não for possível a presença de um juiz, os jogadores devem mandar
fotos, vídeos ou outra forma, que constem suas dificuldades e dúvidas a serem
resolvidas na partida, para o grupo de zapzap X-wingers THE pra que possam ser
respondidas, e, deverão acatar essas resoluções.
III – Todos os jogadores possuem o
direto de cancelar uma partida marcada 01 VEZ POR ETAPA.
OU DECLARAR 01 SEMANA COMO
SUA SEMANA DO ATAQUE À ESTRELA DA MORTE, informando que não poderá
marcar partidas nesse período. Qualquer cancelamento ou não comparecimento
posterior acarretará na derrota desse jogador por WO no valor de 50-100,
resultando numa vitória completa de seu oponente.
IV - Se um jogador perder por WO pelo menos metade de suas partidas, ele será desclassificado e as pontuações referentes às partidas que ele participou serão desconsideradas. Ou seja, em grupos com 04, cada jogador só pode perder uma partida por WO. Com cinco, jogadores, também. Com seis jogadores, pode perder duas. E assim por diante.
IV - Se um jogador perder por WO pelo menos metade de suas partidas, ele será desclassificado e as pontuações referentes às partidas que ele participou serão desconsideradas. Ou seja, em grupos com 04, cada jogador só pode perder uma partida por WO. Com cinco, jogadores, também. Com seis jogadores, pode perder duas. E assim por diante.
V – Todos os resultados de todas as
partidas devem ser divulgados no grupo de zapzap já citado, pra efeitos de
compilação e organização.
VI – As partidas terão a duração padrão
de 75 minutos. Assim que zerar o tempo, o jogo acabará ao fim da rodada que
estiver sendo jogada.
VII - A Final, se houver, será disputada com um tempo especial de 120 minutos.
VII - A Final, se houver, será disputada com um tempo especial de 120 minutos.
2.6
Da Pontuação e Sistema de Classificação:
A Classificação se dará da seguinte
forma, segundo as regras oficiais:
·
Vitória: 01 ponto
Derrota: 0 ponto.
Derrota: 0 ponto.
O desempate se dará das seguintes formas:
I - Primeiro desempate será por MdV
I - Primeiro desempate será por MdV
II - Se
persistir o empate, veremos se os jogadores se enfrentaram antes, se sim, o vencedor da partida ficará na frente.
III - Se
o MdV for igual usaremos a Força da Tabela.
IV - Se a Força da Tabela for igual, ganhará a lista que tiver menos pontos.
IV - Se a Força da Tabela for igual, ganhará a lista que tiver menos pontos.
V - Se
mesmo assim o empate persistir, será determinado o desempate através da regra de "Último Disparo".
Vitória:
Considera-se
uma vitória quando a diferença entre os pontos das naves destruídas é
igual ou maior a 1 ou se o jogador venceu a etapa de "Último Disparo", no caso de empate.
Derrota:
Uma
derrota é qualquer resultado no qual vc destrua menos pontos que seu popnente.
Margem de Vitória – MdV:
O
cálculo da MdV se dará da seguinte forma:
Ao
final da partida, o jogador que destruiu mais pontos de esquadrão que seu
oponente soma ao seu MdV o valor correspondente à diferença entre pontos
destruídos e pontos perdidos. Ao passo que o jogador que perdeu mais pontos,
subtrai do seu total o mesmo valor. Cada jogador começa com 100 pontos de MdV
no início de cada Etapa. Exemplo:
Anakin venceu o jogo, destruindo 100 pontos das naves do
seu oponente. Seu oponente, Kenobi, destruiu só 24 pontos das naves do Biggs.
Anakin venceu por 76 pontos (100-24), somando esse valor ao seu MdV inicial de
100 chegando ao valor final de MdV de 176. Kenobi perdeu por 76 pontos,
diminuindo esse valor de seu MdV inicial para um MdV final de 24 (100-76).
Força da Tabela – FdT ou
usado na sua forma original, SoS (Strenght of Schedule)
Para
calcular o SoS, somam-se os pontos de todos os oponentes do jogador. Exemplo: Anakin e Biggs terminaram com 14 pontos e
MdV de 350, e empataram seu confronto direto. Os oponentes de Anakin, somaram
18 pontos, os oponentes de Biggs somaram 14 pontos. Anakin vence o desempate.
Conceder
A qualquer momento um jogador pode conceder a vitória ao outro. O jogador vitorioso receberá uma Vitória Completa por 100-0.
Conceder
A qualquer momento um jogador pode conceder a vitória ao outro. O jogador vitorioso receberá uma Vitória Completa por 100-0.
2.7
Regras especiais relacionadas à pontuação:
Naves
Grandes: Se um
jogador utilizar uma nave grande (exemplos, YT1300, YT2400, Lambda Shuttle,
Agressor, etc.) e na partida essa nave perder pelo menos metade do seu valor somado de
escudos e casco, o oponente tem direito de ganhar metade dos pontos dela. Exemplo: Luke usa na sua lista uma
YT1300 Han Solo valendo 60 pontos de esquadrão. Essa nave possui o valor de
escudos mais casco de 13, se seu oponente causar pelo menos sete danos nela,
mesmo que não a destrua no tempo, ele terá conseguido obter 30 pontos
destruídos do esquadrão do oponente.
Upgrade Hound’s Tooth e Nashtah Pup da
expansão YV-666: Se a Nashtah
Pup é a única nave sobrevivente. Jogador que a controla terá uma vitória
modificada com o resultado 101-99, de acordo com o FAQ.
2.8
Da Conduta dos Jogadores:
É esperado que os jogadores se comportem de uma maneira
educada e madura, jogando dentro das regras e não forçando-as. É
terminantemente proibido ganhar tempo demorando demais pra fazer sua jogada,
colocar componentes com força excessiva, abusar de um combo infinito,
comportamento inadequado, tratar seu oponente de forma desrespeitosa, etc.
Oportunidades
Perdidas
Consideraremos que os jogadores estejam empenhados de
forma satisfatória, sempre se lembrando de realizar suas ações e efeitos nos
tempos certos. Se o jogador esquecer-se de realizar algum efeito no tempo
correto, ele só pode voltar sua jogada com o consentimento do oponente. Do
mesmo modo, nenhum jogador deve intencionalmente distrair ou apressar seu
oponente com o intuito de forçar uma oportunidade perdida.
Devido
à natureza casual da nossa liga, jogadores que se sintam ofendidos por conduta
inadequada de outros jogadores, devem reportar ao Organizador da Liga e
demonstrar por provas e testemunhos esse comportamento inadequado.
ARRANJAR RESULTADOS COM OUTROS PARTICIPANTES É EXPRESSAMENTE
PROIBIDO E PODE RESULTAR NO IMPEDIMENTO DE INSCRIÇÕES FUTURAS.
O ORGANIZADOR DA LIGA TEM A PALAVRA FINAL SOBRE A REMOÇÃO DE UM
JOGADOR DA ETAPA POR CONDUTA INADEQUADA.
3
REGRAS OFICIAIS:
Regras:
Usaremos as regras oficiais do jogo e o FAQ mais recente
ao do dia da partida.
Fly Casual and Stay on Target...
Comentários
Postar um comentário