No universo dos jogos de RPG de fantasia, é quase um dogma que guerreiros se dedicam à força bruta e à maestria em armas, enquanto a magia é o domínio de magos, feiticeiros e clérigos. A imagem clássica é a de um grupo de aventureiros onde o guerreiro protege o conjurador, que por sua vez, oferece suporte mágico. Essa divisão de papéis é tão comum que se tornou um pilar em muitos sistemas.
Mas e se eu dissesse que existe um mundo onde essa linha é tênue, quase inexistente? Em RuneQuest, a magia não é uma habilidade restrita a classes específicas; ela é uma parte intrínseca da cultura e da fé. Aqui, um guerreiro não precisa de um mago ao seu lado para lançar um feitiço. Ele pode ser, ele mesmo, um portador de magia rúnica ou espiritual.
Pense no exemplo de Doranthur, um guerreiro que, durante a sessão 39 da campanha Caminho Lunar, duelou com Heortorar. Doranthur não apenas lutou com sua arma, mas também utilizou a magia rúnica Multispell para empilhar duas magias espirituais sobre si mesmo no mesmo turno: Força e Coordenação. Essa capacidade de combinar combate físico com habilidades arcanas é o que torna RuneQuest tão singular.
Vamos detalhar a ação de Doranthur:
Magias Utilizadas:
Mas e se eu dissesse que existe um mundo onde essa linha é tênue, quase inexistente? Em RuneQuest, a magia não é uma habilidade restrita a classes específicas; ela é uma parte intrínseca da cultura e da fé. Aqui, um guerreiro não precisa de um mago ao seu lado para lançar um feitiço. Ele pode ser, ele mesmo, um portador de magia rúnica ou espiritual.
Pense no exemplo de Doranthur, um guerreiro que, durante a sessão 39 da campanha Caminho Lunar, duelou com Heortorar. Doranthur não apenas lutou com sua arma, mas também utilizou a magia rúnica Multispell para empilhar duas magias espirituais sobre si mesmo no mesmo turno: Força e Coordenação. Essa capacidade de combinar combate físico com habilidades arcanas é o que torna RuneQuest tão singular.
Vamos detalhar a ação de Doranthur:
- Iniciativa: No Strike Rank 1, Doranthur lança Multispell, gastando 1 ponto de Runa.
- Efeito Combinado: No Strike Rank 3, as magias Força e Coordenação são ativadas, pois o maior custo entre elas é de dois pontos. Isso demonstra a flexibilidade do sistema de iniciativa, onde múltiplas ações podem ser realizadas dentro de um único turno, do Strike Rank 1 ao 12.
Magias Utilizadas:
- Multispell: Custo: 1+; Tipo: Pessoal; Cultos: Todos. Permite combinar dois feitiços de magia espiritual, lançando-os juntos no seu Strike Rank mais alto. Essa capacidade se mantém por toda a duração do Multispell, permitindo ao conjurador lançar dois feitiços espirituais a cada rodada de combate. Cada ponto de Runa adicional permite um feitiço extra.
- Strength (Força): Custo: 2; Tipo: Toque; Duração: 2 minutos. Aumenta a FOR do alvo em +8, elevando o bônus de dano em um passo (0 para 1D4, 1D4 para 1D6, 1D6 para 2D6) e aumentando as habilidades de categoria Agilidade e Manipulação em +10%. Incompatível com Vigor.
- Coordination (Coordenação): Custo: 2; Tipo: Toque; Duração: 2 minutos. Aumenta a DES do alvo em +3, modificando os Strike Ranks em –1 e adicionando +5% a todas as habilidades de categoria Agilidade, Manipulação, Furtividade e armas.
- Dispel Magic (Dissipar Magia): Custo: Variável; Tipo: À Distância (50m); Instantâneo. Cancela 1 ponto de magia espiritual por ponto de Dispel Magic ou 1 ponto de magia rúnica a cada 2 pontos de Dispel Magic.
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