Há alguns dias postaram um vídeo no grupo de RPG mostrando Dralas derrotando Blackwood e cinco guardas em 6 segundos. Era para acentuar o tempo padrão de uma rodada de combate em D&D. Senti-me desafiado a fazer esse exercício pelas regras do RuneQuest 7ª edição ou RuneQuest: RolePlaying in Glorantha (RQ:G).
Conseguiria com que um personagem habilidoso com acesso a magias rúnicas e espirituais derrotasse seis oponentes num único turno?
Iniciei pelas suposições iniciais: Dralas lançaria sobre si a magia rúnica Multispell (gastando um ponto de Runa a mais) e sacaria primeiro sua espada, surpreendendo seus oponentes. Ou seja, no início da rodada já estaria empunhando a arma enquanto os adversários não. Seria de acordo com a cena.
É vital que Multispell seja lançada antes do turno de combate pois existe uma regra que diz que uma vez lançada um magia rúnica, impossibilita que o conjurador lance qualquer outra magia rúnica, magia espiritual ou feitiçaria naquela rodada (página 314). Portanto, se pretendo que Dralas use magias espirituais, tenho de pressupor a questão citada acima.
Explicando os Strike Ranks
É muito comum em diversos sistemas de jogo, ao iniciar um conflito, organizarmos a iniciativa. Em alguns casos, usamos um critério aleatório como rolagem de dados e saque de cartas de um baralho, em outros algum um critério estático pré-determinado.
RuneQuest usa um critério estático pré-determinado. Para isso, ele observa atributos como Tamanho e Destreza, armas, pontos mágicos sendo gastos, movimentação e fator surpresa. Não irei adentrar em detalhes mas eles aparecerão em nosso exercício.
Melee Round 1
Além disso, Dralas teria Destreza (DEX) 18 e Tamanho (SIZ) 15 e Broadsword 120%. Com isso, cada um desses atributos daria Strike Rank (SR) 1. Classifiquei a espada dele como uma broadsword cujo SR é 2. Dessa forma, o strike rank base para atacar com a espada é 4 (SR DEX + SR SIZ + SR broadsword). Desta forma, numa rodada de combate dividida em 12 strike ranks, Dralas atacaria no quarto momento.
Estou supondo que os dois oponentes próximos estão a menos de três metros e sofrem SR 3 enquanto os demais apenas SR 1 por terem sido surpreendidos. Sobre surpresa, leia página 7 do RuneQuest Quick-Start. Além disso, todos teriam DEX 15 (SR DEX 2) e SIZ 12 (SR SIZ 2) e portariam broadsword (SR 2), atacando desta forma no SR 6.
1 - Declaração de Intenções
Dralas pretende lançar ao mesmo tempo Coordenation uma vez e Befuddle duas vezes (graças à Multispell), depois atacar duas vezes no mesmo turno com sua espada. Multispell é uma magia rúnica que permite que duas magias espirituais sejam lançadas ao mesmo tempo ou mais se pontos rúnicos extras forem gastos.
SR 1 - Coordenation em si e Befuddle no oponente 3 e no oponente 4
SR 4 - Ataca oponente 1
SR 7 - Ataca oponente 2
Blackwood pretende alertar os guardas ao mesmo tempo que sacará sua arma. Os demais sacam suas armas e atacam quando tiverem oportunidade.
SR 1 - Oponentes 3, 4, 5, 6 ficam surpresos até aqui
SR 3 - Oponentes 1, 2 ficam surpresos até aqui
SR 6 - Oponentes 3, 4, 5, 6 sacam suas armas aqui
SR 8 - Oponentes 1, 2 sacam suas armas aqui
SR 12 - Oponentes 3, 4, 5, 6 atacam
2 - Movimento de Personagens Não-Engajados
Dralas está próximo de dois oponentes, não vai se movimentar. Os oponentes estão surpresos.
3 - Resoluções de Golpes, Disparos e Feitiços
SR 1 - Dralas rola 1d100 contra POWx5 pela magia Coordenation, tendo sucesso em lançar. Depois faz um teste resistido contra os oponentes 3 e 4 pela magia Befuddle (POW x 5 vs POW x 5), ambas com sucesso. Coordenation reduz o SR de Dralas em um e aumenta a skill de broadsword para 125%.
SR 4 - Dralas ataca o Oponente 1 com a broadsword e vai dividir o ataque entre dois oponentes. Logo será um ataque com 65%. Suponho todos os golpes de Dralas como sendo críticos e esquiva falhando tal que provoque dano suficiente para derrubar o oponente, desengajando Dralas.
SR 7 - Dralas ataca o Oponente 2 com Broadsword em 65%, o derrubando. Oponentes 5 e 6 sacam suas armas; 3 e 4, não.
SR 8 - Dralas move-se 3 metros.
SR 12 - Oponentes 3 e 4 não atacam porque estão befuddled e os Oponentes 5 e 6 esperam atrás.
Melee Round 2
SR 6 - Oponentes 5 e 6 atacam.
2 - Movimento de Personagens Não-Engajados
Dralas está próximo de dois oponentes, não vai se movimentar. Os oponentes esperam engajar.
3 - Resoluções de Golpes, Disparos e Feitiços
SR 6 - Oponente 5 e 6 não atacam mais por estarem befuddled.

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