Os heróis das duas campanhas do canal Por Um Punhado de Dados no YouTube estão atualmente em Dorastor. Eis as sessões iniciais: Reino do Trovão 75 e Caminho Lunar 53.
O mestre dessas campanhas, Tomate, conta que um grupo de RPG na década de 80 revessava o papel de mestre e cada um narrava suas aventuras num lugar diferente de Glorantha. Um deles, provavelmente deva ser Simon Phipp, pois encontrei o livro Secrets of Dorastor onde lemos a seguinte citação:
Baseado no relato da nossa Campanha de Dorastor, com muito material adicional, este guia abrange as terras e o povo de Dorastor e suas Terras Fronteiriças.Simon teria dito que gostaria de jogar numa região bem perigosa e pouco mapeada. Simon foi entrevistado recentemente no podcast God Learners exatamente sobre Dorastor.
Pesquisando os demais produtos relacionados à Dorastor de Simon Phipp, vemos que Tomate pode estar utilizando outros como Holiday Dorastor - Spider Woods, por exemplo. É possível que eu reconheça ao longo das próximas sessões mais fontes.
A rica história de Dorastor só foi detalhada num livro de 1993 publicado pela editora Avalon Hill, escrito por Sandy Petersen e Greg Stafford: Dorastor Land of Doom.
O homem com cabeça de unicórnio na capa de Dorastor Land of Doom é um broo, Ralzakark, o rei dos broos de Dorastor. No início desse livro, temos uma nota sobre a ilustração:
O nome Dorastor veio de Dorasta, a deusa da terra dessa região, filha de Genert e Pelora. A região ficou marcada por sua devastação (com o mal sendo feita também à própria Dorasta) causada por Arkat, o Destruidor.
Há um jogo na Steam que usa Dorastor e Talastar como cenário onde se passa as ações chamado RuneQuest: Warlords. Ele foi publicado recentemente.
Não podemos finalizar a postagem sem mostrar alguns mapas de Dorastor, sejam de eras antigas, seja da Era dos Heróis.
O mapa a seguir, foi o que melhor encontrei para referenciar a localização do Dorastor em relação ao Império Lunar e a Passagem do Dragão.
Os dois grupos de heróis das campanhas estão explorando Dorastor e as regiões vizinhas vindo de pontos diferentes. Estou curioso para conhecer mais dessa região por meio das jornadas desses jogadores que estou curtindo muito desde que comecei a acompanhar.







Comentários
Postar um comentário