Preacher e Este Corpo Mortal - Parte 1
Eu não lembro bem o que me motivou a comprar o Este Corpo Mortal na loja online da Retropunk Publicações. Minha impressão é que tenha sido uma das edições da revista online deles, a RolePunkers.
A leitura do conteúdo me trouxe coisas novas: o conceito de Aspectos por meio das Paixões e Aptidões, testes sem o fator aleatório, a criação do mundo de forma colaborativa e mecânicas mais fortes para o uso das motivações dos personagens. As ilustrações e a diagramação são bem evocativas para o tipo de cenário e história que eles propõem que seja contada. Apesar de não haver uma bibliografia ou referências no livro, podemos enxergar ali Deuses Americanos, Lugar Nenhum e Sandman de Neil Gaiman, além de outras obras da cultura jovem-adulta atual que contenha magia, vampiros, fadas, lobisomens, fantasmas, etc. Podemos chamar isso de fantasia urbana.
Recentemente, comecei a acompanhar a série do Preacher, da AMC. É baseada numa HQ da linha Vertigo criada pelo roteirista Garth Ennies e pelo desenhista Steve Dillon (falecido recentemente). Ao vê-la, recordei imediatamente de Este Corpo Mortal. Gostaria de demonstrar aqui a flexibilidade do jogo em conseguir contar o tipo de história que existe na série. Ela apresenta coisas mágicas/místicas, protagonistas com fortes motivações e uma boa dose de conflitos. Material que o sistema cobre muito bem.
Eu fiz as fichas dos três principais protagonistas e demonstrarei algumas regras por meio de duas cenas (na parte 2) que apareceram em diferentes episódios. Por isso, esse texto CONTÉM SPOILERS da primeira temporada. Nada que possa estragar a experiência, mas esteja avisado.
Caso queira saber mais sobre o sistema, a Retropunk continua vendendo a versão PDF do livro. No momento que escrevo esse texto, o preço é R$ 14,90. Uma pechincha. Tenha certeza que será uma leitura agradável, mesmo que você não chegue a jogar, como narrador ou jogador.
O jogo incentiva que todos, colaborativamente, criem um cenário novo. No entanto, caso queiramos jogar num cenário conhecido, para passar pela experiência de viver naquele mundo, interagindo com personagens conhecidos, temos a ideia das Estruturas de Campanha. Isso nada mais é que uma ficha-tema já preenchida.
Ficha-Tema
A ficha tem várias partes. A seguir, cada uma delas é mostrada com as informações da Estrutura de Campanha que eu imagino suportar novos episódios da série, conduzidos pelo narrador e os jogadores.
Tom
O Tom é o mesmo da série, com pitadas de humor negro, personagens com passado sombrio e muita violência.
Cenário
Ocorre numa cidadezinha do Texas, Annville, onde fica a igreja do pastor Jesse Custer.
Sobrenatural
Nível da Magia
Personagens
Jesse Custer
Dominic Cooper faz Jesse |
Paixões:
- Dever 3: Devo salvar as almas da minha congregação
- Medo 1: Não quero solucionar os problemas com violência
- Ódio 1: Detesto covardes
- Força: 2
- Graciosidade: 3
- Vontade: 3
- Sagacidade: 3
- Lutador de Rua 3
- Pregador 2
- Possuído pela Gênesis 4
Cassidy
Joe Gilgun interpreta Cassidy |
Paixões:
- Dever 2: Proteger Jesse porque ele é gente boa
- Amor 2: Não há diversão sem drogas
- Amor 1: Tulipa é minha nova paixão
Aptidões (incompleto pois sabe-se pouco dele na primeira temporada):
- Lutador de Artes Marciais 3
- Vampiro 3
- Força: 2
- Graciosidade: 4
- Vontade: 2
- Sagacidade: 3
Tulip O'Hare
Ruth Negga é Tulip |
Paixões:
- Ódio 3: Carlos pagará caro pelo que nos causou
- Ódio 1: Jesse tem de ir comigo acertar as contas com Carlos
- Amor 1: Jesse é meu namorado
- Caçadora de Recompensas 3
- Assaltante 3
Capacidades:
- Força: 2
- Graciosidade: 3
- Vontade: 4
- Sagacidade: 2
- Ação: 7
- Paixão: 3
- Magia: 5
- Poder: 3
Continua ...
Comentários
Postar um comentário