Jogatina da Semana - 22/12/16

Nessa semana consegui reunir outros amigos para a jogatina da semana e foram pra mesa o já comentado no post anterior Sonhando com Alice, o Sugar Gliders, Village e Planet Steam.

Sugar Gliders foi uma experiência interessante. Calcular os movimentos pra otimizar a pontuação e as vezes pular no meio do trajeto do amiguinho pra impedir de ele ganhar aqueles 4 ou 5 pontos. Mais um joguinho rápido, estilo que estou começando a apreciar mais recentemente (talvez pelo fato de ser um "one time player" e gostar de diversificar os jogos a cada jogatina nunca tive essa ânsia de jogar vários jogos numa noite, mas recentemente tenho criado esse hábito de tentar evitar os jogos excessivamente longos e jogar vários jogos em uma sessão).

O prato principal da noite foi Planet Steam (sim, esse eh um jogo longo do jeito que eu gosto, afinal eu disse q estou tentando evitá-los e não que abandonei-os :) ), um jogo econômico, com temática Steampunk, no qual os players terão que adquirir territórios e maquinário para extrair recursos desses e utilizar estes recursos para expandir seus negócios.

Cada jogador começa com 2 territórios no tabuleiro e os jogadores revesam-se em jogadas executando cada uma das fases do turno a seguir:
  • 1- Entrar num leilão pelas cartas de personagem;
  • 2- O jogador que pegou a carta de personagem 3 abre um leilão de um dos territórios no tabuleiro, o vencedor paga o valor e adquire o território em questão;
  • 3- Cada jogador escolhe um território no tabuleiro e joga o dado com 50 % de chance de conseguir o território escolhido e 50% de chance de conseguir um território ortogonal ao escolhido;
  • 4- O jogador irá pagar ou não o custo de ativação para realizar algumas ações. O jogador que não puder ou não quiser pagar, recolhe um recurso de água e passa a vez para esta fase do turno. Caso o jogador pague o custo de ativação (1 água), pode fazer qualquer quantidade das ações a seguir:
    • -Comprar um tanque (maquinário necessário pra extrair água) no mercado local (gasta mais dinheiro, mas menos recursos)
    • -Comprar um tanque no mercado externo (gasta mais recurso e menos dinheiro)
    • -Comprar um supercharger (permite duplicar a quantidade de recursos extraidos onde ele estiver montado)
    • -Comprar um conversor (de minério, de energia ou de quartzo): permite ser instalado em um tanque para extrair o recurso em questão ao invés de água)
    • -Trocar a posição dos tanques e dos conversores e superchargers que você possui (importante pois o posicionamento dos tanques semelhantes influencia na quantidade de recurso extraído quando estes estão adjacentes)
  • 5-Cada jogador irá extrair os recursos que seus tanques permitirem pagando uma energia para cada tanque que se deseja ativar (semelhante ao que ocorre em Power Grid para alimentar as usinas)
  • 6-Cada jogador poderá comprar ou vender cada tipo de recurso existente. E é aqui onde está a beleza do jogo. Através de trilhas e um sistema de oferta e demanda o jogo controla o preço e a quantidade disponível de cada um dos recursos. Se o recurso está escasso o seu valor começa a subir para incentivar os jogadores venderem, se o recurso está em excesso, seu valor começa a diminuir e se tornar interessante para os jogadores comprarem. O preço do recurso é ajustado a cada negociação realizada pelo jogador, então ele pode estar caro no começo do turno e quando o último jogador for comprar ele pode já estar bem mais barato ou vice-versa.
  • 7-Cada jogador poderá comprar uma carta (carta de construção ou carta de negócio de luxo, sendo que a primeira permite eliminar a rolagem de dados para adquirir um território e a segunda dá 50 pontos de vitória ao final do jogo.
Ao final do jogo, convertem-se os recursos, as cartas, o maquinário, a quantidade de territórios e a quantidade de superchargers em dinheiro e soma-se com o dinheiro já coletado por cada jogador e o mais rico vence o jogo. Foi uma partida de 4:30h aproximadamente, mas muito agradável e que deixou a vontade de jogar novamente, mas às 2:30 da madrugada cada um pegou seu rumo de casa.

Comentários

  1. Planet Steam estou de olho nele a alguns meses. Quando tiver uma oportunidade, quero testar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3