Dinodados

Espinossaurídeos

As meninas têm vários dinossauros de plástico. Elas gostam de brincar com eles. Se imaginam a Dana do seriado Dino Dana.

Hoje, a caçula me convidou para brincarmos com eles. Luta de dinossauros. Aceitei o convite mas peguei dois dados. O jogo seria super simples. Jogaríamos os dados para o fator aleatório indicar o vencedor do combate. Fizemos esses combates por um tempo, até que tive uma ideia.

Utilizando um padrão de projeto bem conhecido no universo dos jogos (o padrão da Triangularidade, aquele que vemos no Pedra, Papel e Tesoura, por exemplo), imaginei cada jogador tendo três fichas contendo os seguintes nomes: boca, cabeça, cauda. Isso indicaria a parte do corpo que o dinossauro usaria para atacar seu oponente.

Boca ganha de cauda, cauda ganha de cabeça e cabeça ganha de boca. Não é realista mas serve para uma simples gamificação de um jogo para crianças. Cada jogador, antes de rolar seu dado, deve escolher uma das fichas e colocar virada com o nome para baixo. Então, se você escolhe cauda e seu adversário coloca cabeça, você ganha +2 de bônus na sua rolagem.

Além disso, cada dinossauro é forte em uma das três formas de ataque. Se ele é forte com a cabeça e ataca com a cabeça, ganha +1 de bônus.

Exemplificando:

Duelo entre um Estegossauro (ponto forte: cauda) e um T-rex (ponto forte: boca).

Esse duelo é ruim para o Estegossauro, pois se ele ataca com cauda e o T-rex com a boca, o T-rex terá um bônus de +2 pela triangularidade e +1 pelo ponto forte. O estegossauro, por sua vez, teria apenas o +1 no ponto forte.

Caso o Estegossauro mudasse seu ataque para cabeça e o T-rex mantivesse o ataque com a boca, ele teria o bônus +2 pela triangularidade, enquanto o T-rex, o bônus de +1 pelo ponto forte.

Assim, o jogador controlando o Estegossauro teria de evitar usar seu melhor ataque. A melhor opção seria usando a triangularidade desfavorável para o T-rex: cabeça contra boca.

O T-rex poderia reagir em alguns momentos, escolhendo cauda para bater de frente com a cabeça. Bônus de +2 contra nenhum bônus.

Resumindo: 1d6 + bônus de triangularidade + bônus de ponto forte vs 1d6 + bônus de triangularidade + bônus de ponto forte.

A imagem da postagem chama-se Four spinosaurids por Abelov2014.jpg CC BY 3.0.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3