Imperial Settlers

            

            No início era o nada.
            Então, quatro linhas divisórias foram postas, e assim se fez o mundo.
            As quatro civilizações equidistantes se preparavam para colonização. E então, do baralho a direita receberam duas cartas. Do baralho comum vieram outras duas, aquelas seriam as pedras fundamentais sobre as quais surgiria um império.
          

        Iniciado o jogo, cada um receberia mais uma carta de sua facção. Dos seus lugares, os jogadores observavam cinco cartas que foram dispostas a mesa, oriundas da pilha dos comuns. Em sentido horário cada um fez uma opção. O processo foi repetido em sentido inverso.
            A primeira Era se iniciava.
       Sobre as linhas divisórias surgiram os recursos. Cada um recebeu em quantidades e espécies diferentes, aquilo que era seu por direito.
            Aquele com a marca de primeiro jogador deu início às ações.
           A construção de locais era simples. Na superfície direita era possível a edificação de locais comuns. Terrenos plebeus onde povos não dominadores ergueriam seus prédios. Do lado oposto, no esquerdino, os imóveis das facções seriam fundados. A ordenação territorial para todos as edificações era predeterminada. Na linha superior haviam as zonas produtoras, no interposto seriam construídas as áreas de habilidades, na posição última, os prédios responsáveis pelas ações.

            Pagando tanto por tanto, era possível construir o imóvel desejado, diretamente da mão do jogador, posto em seguida sobre a mesa. Os prédios imperiais, como custo adicional pela complexidade e atributos elevados, exigiam, em regra, que fossem construídos sobre uma fundação. A fundação poderia decorrer da destruição, voluntária ou provocada, de um prédio já construído.  
            A geração de recursos era obtida através das localizações produtoras, da coleta em áreas distantes, executada por dois trabalhadores, das ações em imóveis construídos e dos acordos.  A construção do imóvel produtor ou a pactuação de acordo permitia imediato fornecimento dos recursos correlatos.
            Em tempos remotos, um aperto de mão e um alimento eram suficientes para firmarem acordos de fornecimentos de bens. Cada carta de facção permitia o acordo ao custo de uma comida.
            A pilhagem era prática permitida. A destruição dos lugares a construir ou construídos concediam despojos. A possibilidade de ataque aos terrenos vizinhos exigia o dobro do custo (duas espadas), fornecendo insumos para a construção do império, deixando ao atacado uma madeira e as ruínas da construção, aptas a servir de fundação.
            Os prédios de ação, postos na parte inferior do território, permitiam serem ativados conforme suas particularidades, concedendo recursos, pontos ou efeitos próprios.

            As civilizações assimétricas se destacavam cada uma ao seu modo, permitindo o armazenamento de recursos conforme a afinidade de seu povo. Os demais recursos, ultrapassada a fase produtiva e de ações, se perderiam no tempo. Essa era conhecida como fase de limpeza.
            Durante o decurso da peleja as civilizações adquiram pontos de prestígio, valor sociocultural positivo atribuído ao grupo que ocasiona a imposição deste frente aos demais. Estes advieram da ativação de edifícios com tal finalidade, ou da construção dos prédios. Ao fim da quinta era, encerraram-se as atividades, contabilizou-se a pontuação e determinou-se o vencedor.
            Imperial Settlers trouxe uma partida sem delongas, objetiva e de qualidade. A estratégia é variável, sempre presente, cada ação fora meticulosamente refletida.
            Ao final, houve uma pretensão de retorno, um desejo de nova partida com outra civilização. Esses pequenos impérios permaneceram reverberando na memória, uma das qualidades deste lindo euro leve.
           
           

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: O Senhor dos Anéis LCG

Engatilhando Movimentos do Clérigo de Dungeon World

Overview Seafall Prólogo e Missões 1, 2 e 3